Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
20/03/2017 14:21 | Autor: Maguinho

Começou oficialmente as 07h29 de hoje o outono brasileiro

Foto:Google
Por enquanto o friozinho ainda está tímido, mas nas próximas semanas o ar ficará mais seco e os ventos, mais intensos.
A nova estação permanece até à 01h24 do dia 21 de junho e, segundo a previsão climática do Simepar, a estação tende a apresentar chuvas ligeiramente acima do normal no Oeste, em parte do Sudoeste e do Centro em direção ao Norte.
Pode chover abaixo da média no Centro, Norte e extremo Oeste.
Devido ao relevo e à posição geográfica do Paraná, historicamente o outono apresenta redução das chuvas e variações bruscas das temperaturas. ] Este ano a maioria dos modelos meteorológicos projeta El Niño Oscilação Sul Neutro até o início do inverno com 75% de probabilidade.
Este fenômeno é aguardado para o segundo semestre deste ano: ele altera drasticamente as Temperaturas da Superfície do Mar no Oceano Pacífico Equatorial, podendo afetar o comportamento do clima em diferentes partes do planeta.
É esperado que as culturas do milho safrinha e do trigo se desenvolvam normalmente durante o outono no Paraná, pois a previsão climática é de chuvas e temperaturas dentro da normal climatológica para todas as regiões do estado.
O Simepar e o Instituto Agronômico do Paraná mantêm o serviço Alerta Geada, especialmente desenvolvido para orientar agricultores durante o outono e o inverno.