Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
11/09/2018 15:09 | Autor: Editor

Placa padrão Mercosul começa a ser implantada no território brasileiro

Rio de Janeiro é o primeiro estado a adotar o novo modelo

Depois de adiada algumas vezes, a implantação das placas padrão Mercosul no Brasil finalmente sairá do papel e o lançamento do novo sistema de identificação dos veículos será nesta terça-feira no Rio de Janeiro, o primeiro estado no país a utilizar o formato que já está em vigor na Argentina e Uruguai.
A confirmação é do Ministério das Cidades, que decidiu antecipar a data de 1.º de dezembro, até então prevista para iniciar no Brasil.
O governo ainda ão anunciou quando os demais estados passarão a adotar a novidade, o que deve ocorrer gradativamente até o fim do ano.
A nova placa terá o mesmo valor do modelo atual, pelo menos no Rio de Janeiro, ou seja, 219 reais e 35 centavos e o processo de fabricação será unificado entre as empresas a fim de evitar fraudes, segundo resolução do Departamento Nacional de Trânsito.
Segundo o Denatran, o novo modelo de placas oferecerá maior segurança e identificação automática dos veículos por meio de QR Code e chip, com número de ID único.
Assim sendo, constará desde a identificação do fornecedor da chapa até o número, data e ano e modelo de fabricação do veículo e desta forma, a polícia saberá imediatamente se a placa foi clonada ou não.
Além dos modelos zero quilômetro, receberão a placa Mercosul os que realizarem transferências de propriedade, de domicílio e alteração de categoria, e também aqueles que desejarem por vontade própria.