Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
12/09/2018 15:40 | Autor: Editor

Ações do Setembro Amarelo continuam na sede e interior de MCR

Encontros e palestras reúnem comunidade e servidores da saúde


Ações alusivas ao Setembro Amarelo, através da campanha “Valorização à Vida e Prevenção ao Suicídio”, continuam em Marechal Rondon.
Desde o início do mês estão sendo realizados encontros, conduzidos pelo psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Breno Spinassi, outros integrantes do NASF e das Estratégias Saúde da Família .
O psicólogo Breno Spinassi destaca ser importante a participação da população, já que quem não se identifica com o quadro, pode identificar a necessidade de apoio e auxílio para um amigo, vizinho, familiar, aluno, etc.
Nos encontros são apresentados alguns dados e curiosidades sobre o município, alguns sinais que podem ser identificados na ideação suicida, ou seja, a pessoa que cogitou em algum momento tirar a própria vida, as causas e, principalmente quais são as formas de prevenção e como procurar ajuda.
Encontros já foram realizados no Alvorada, Augusto, Primavera, Líder e hoje pela manhã no Jardim Marechal.
Na próxima terça-feira, dia 18, será no São Lucas, na quarta-feira na Vila Vila Gaúcha e no dia 25, também uma terça-feira em Margarida, sempre a partir das 8 horas e 30 minutos.
No dia 18 de setembro, no Auditório do Tribunal do Júri da Unioeste, será uma palestra com a psicóloga Flávia Figel, membro representante da Divisão de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, sobre o tema da prevenção ao suicídio e a valorização da vida, com início às 13 horas.
Esta palestra é um fruto da parceria entre as Secretarias da Saúde, da Educação e da Assistência Social com a 20ª Regional de Saúde de Toledo, que foi articulada por meio do Comitê de Saúde Mental e Enfrentamento à Violência de Marechal Cândido Rondon.
A palestra será gratuita e tem como público-alvo a rede de saúde, escolar e sócio-assistencial local, bem como a comunidade em geral por meio de suas instituições e entidades representantes.
As inscrições iniciaram dia 10 e seguem até o dia 16 de setembro