Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
19/10/2018 15:23 | Autor: Editor

Fronteira e Migração são temas de conferência na Unioeste em Mal Rondon

“Fronteira e Migração: uma Ligação Mal Explorada”.
Este é o tema de uma conferência marcada para as 19h30 da próxima segunda-feira, na sala do Tribunal do Juri da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon.


O evento está marcado para a próxima segunda-feira

O evento está sendo organizando pelo Grupo de Estudos sobre Fronteira, Território e Ambiente, juntamente com o curso de graduação e o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Unioeste.
Ele visa reunir alunos e professores da comunidade acadêmica da instituição e demais interessados para refletir sobre um dos grandes problemas contemporâneos.
Num contexto atual, é pertinente refletir sobre Fronteira e Migração, dois conceitos das ciências humanas e sociais, mas, igualmente, dois vocábulos muito presentes nos debates e nas decisões políticas internacionais.
Fronteira e Migração não são categorias analíticas neutras, ao contrário, estão carregados de sentido político.
As políticas dos Estados nacionais, notadamente do chamado mundo ocidental, estão se tornando cada vez mais restritivas nas condições de entrada e saída de um território nacional.
Em tempos de globalização, o direito de acesso oficial a um território nacional tornou-se um problema profundamente sério, com grandes restrições políticas colocadas nas fronteiras, sobretudo dos países do mundo ocidental.
A conferencista será a professora/doutora Anne-Laure Amilhat-Szary, referência internacional sobre pesquisas relacionadas à fronteira, migração, geografia política egeopolítica, geografia social e geografia cultural.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia do evento.