Rádio Difusora

(45) 9-9841-0044
08/11/2018 14:32 | Autor: Editor

Gestão da carceragem da delegacia rondonense é transferida para o Depen

A governadora Cida Borghetti assinou ontem decreto que transfere a gestão de 37 carceragens, hoje administradas pela Polícia Civil, ao Depen - Departamento Penitenciário do Estado do Paraná, coordenado pela Secretaria Especial de Administração Penitenciária.



A medida permite ao Depen a gestão plena das unidades e a guarda de aproximadamente 6.100 presos.
Com isso, cerca de 1.100 policiais civis serão liberados exclusivamente para o trabalho de investigação, formalização de flagrantes e demais atividades de prestação de serviços à população.
Dentre as delegacias na lista, está a 47ª DP de Marechal Cândido Rondon, que passará a ser administrada pelo Departamento Penitenciário do Estado do Paraná.
O secretário especial da Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel, destacou que o decreto permite o início da transição das carceragens para cadeias públicas.
Haverá a separação física das celas e o espaço de delegacia.
Cada unidade que será assumida pelo Depen terá um agente penitenciário como chefe, um funcionário de carreira indicado, e agentes de cadeia farão o trabalho de carcereiros, estes contratados na modalidade de PSS, Processo Seletivo Simplificado.
O coronel Élio destacou que a liberação dos Policiais Civis trará benefícios para a comunidade......................gravação...................
Cerca de 1.100 agentes de cadeia pública foram contratados recentemente por PSS e cerca de 70% dos efetivados serão empregados nessas unidades.
Em relação a alimentação e outros gastos com os presos, o orçamento que era destinado para a Polícia Civil será transferido agora ao Depen.
O secretário de Segurança Pública, Júlio Reis, reforçou a importância desta transição e informou que em algumas cidades a Polícia Civil deve alugar outro imóvel para instalar delegacias, deixando o espaço antigo para a custódia..........gravação......
O presidente da Adepol, Associação dos Delegados de Polícia do Paraná, Daniel Prestes Fagundes, fez questão de ressaltar a assinatura do decreto como histórica...........................gravação..................
O supervisor de monitoramento e fiscalização do sistema carcerário, desembargador Ruy Muggiati, afirmou que a medida é um passo importante para a melhoria da segurança pública...................gravação..................
O Governo do Estado já liberou 15 milhões de reais para a manutenção das unidades do Depen, inclusive das carceragens que passarão a ser administradas pelo departamento.