Rádio Difusora

(45) 9-9997-0532
22/03/2019 15:57 | Autor: Editor

Abril será decisivo para SEAB acabar com vacinação contra febre aftosa

O trabalho desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus de Mal. Cândido Rondon, será destacado em “A Personalidade da Semana”.



O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável foi criado na Unioeste em 2012 com o curso de mestrado, e após cinco anos, com a entrada em funcionamento do doutorado.
Ele destaca-se pela multi e interdisciplinaridade, focando na agricultura familiar, produção sustentável e ecológica, desenvolvimento agroindustrial, por meio de ações extensionistas de pesquisas e aplicação de projetos inovadores.
Vários aspectos do Programa de Pós-Graduação serão abordados em “A Personalidade da Semana” pelo seu coordenador, o professor/doutor Wilson Zonin, incluindo as políticas públicas que envolvem a sustentabilidade no campo.
Segundo ele, a iniciativa faz parte do Centro de Ciências Agrárias da Unioeste, e desde o princípio objetivou atender às novas demandas da sociedade relacionadas à qualificação profissional e produção de conhecimento.
Zonin explica ainda que surgiu de uma experiência extensionista, onde dois programas foram fundamentais: Universidade sem Fronteiras e o Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional.
Além do coordenador da Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável, em “A Personalidade da Semana” também será entrevistado o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.
Ele esteve no princípio desta semana em Marechal Cândido Rondon, e, juntamente com o representante da FAO no Brasil, doutor Rafael Zavalla, palestrou na programação que marcou o início para o ano letivo das pós em agronomia.
Em uma parte da entrevista, Ortigara falou que a partir do mês de abril irá debater com o agronegócio paranaense as últimas ações que visam a obtenção o status de área livre de aftosa sem vacinação…